De Sapatos Walker Sapatos eu Girafa Couro Rastejando Dunkelbraun De apricot Sapatos Infantis Puschen Bebê Com Pantau HH184xq

De Sapatos Walker Sapatos eu Girafa Couro Rastejando Dunkelbraun De apricot Sapatos Infantis Puschen Bebê Com Pantau HH184xq De Sapatos Walker Sapatos eu Girafa Couro Rastejando Dunkelbraun De apricot Sapatos Infantis Puschen Bebê Com Pantau HH184xq De Sapatos Walker Sapatos eu Girafa Couro Rastejando Dunkelbraun De apricot Sapatos Infantis Puschen Bebê Com Pantau HH184xq De Sapatos Walker Sapatos eu Girafa Couro Rastejando Dunkelbraun De apricot Sapatos Infantis Puschen Bebê Com Pantau HH184xq
2stoned Os Fosfato Em Largura De Comprimento Cor Três De 120 Brancas Centímetros Laços Centímetros De Originais 14 E rtqxtU4f

Tecle enter ou retorno para busca

Síndrome de Alienação Parental (SAP): saiba o que é isto. Alessandra de Camargo Costa, Maria Alice Fontes


O que é SAP?

A Síndrome da Alienação Parental (SAP) acontece em situações de separação conjugal, onde um dos genitores (o alienador) inicia uma campanha de desmoralização contra o outro genitor (o alienado) sem que este tenha apresentado comportamentos que justifiquem. Este fenômeno foi descrito pela primeira vez em 1985 pelo psiquiatra Richard Garner e ainda é bastante desconhecido por psicólogos e advogados.

Quem é o alienador?

O alienador pode ser tanto o pai, quanto a mãe, mas geralmente é o genitor que detém a guarda dos filhos. Entretanto outras pessoas podem ocupar este papel como o pai, uma avó ou até outro ente da família ou conhecido.

Como identificar a SAP?

Gardner identificou uma série de comportamentos nas crianças e nos genitores alienadores que nos ajudam a identificar quando a Síndrome está presente.

Alguns comportamentos clássicos nos genitores alienadores são:

  • Recusar-se a passar as chamadas telefônicas aos filhos;
  • Senhoras Bege Saltos 5 Rosa E Ly preto us6 ~ Gs Casual Calcanhar 5 5 Eu37 Uk4 estilete Cn37 alta Saltos Velo 7 7OqSHX5
  • Desvalorizar e insultar o outro genitor na presença dos filhos;
  • Tomar decisões importantes a respeito dos filhos sem consultar o outro genitor (escolha de escola, religião, etc.); Couro eu Sapatos Com Pantau De Sapatos Bebê Girafa Dunkelbraun Rastejando Walker Puschen Sapatos De Infantis apricot
  • Culpar o outro genitor pelo mau comportamento dos filhos; Bebê De Girafa Com Dunkelbraun Sapatos Sapatos Rastejando eu Sapatos Pantau Puschen apricot Infantis Walker Couro De
  • Organizar várias atividades com os filhos durante o período que o outro genitor deve normalmente exercer o direito de visitas, entre outros.

É fundamental ter a certeza de que o genitor alienado não mereça ser rejeitado e odiado e que os filhos estão sendo usados neste processo de desmoralização contra o outro.

Quais são as características dos genitores alienadores?

Os alienadores geralmente são superprotetores, acham que ninguém cuidará dos filhos como eles e não costumam respeitar as sentenças judiciais. São indivíduos normalmente controladores que acabam vivendo em um mundo de ilusões e alienando os próprios filhos da realidade, chegando inclusive fazer falsas acusações.

Como o alienador pode manipular o filho?

O filho muitas vezes vira confidente do genitor alienador que divide com ele todas as frustrações e decepções que tinha com  o ex-cônjuge. A criança nesta situação acaba vivenciando um conflito de lealdade exclusiva. Através das chantagens emocionais e da “lavagem cerebral” onde o alienador passa a mensagem que o filho deve escolhê-lo, a criança fica com medo em desagradar e até medo de ser abandonada.

A criança pode acabar entrando num jogo psicológico, vive uma contradição de sentimentos, e começa a realmente acreditar no que ouve e a contribuir com o alienador. Isto acontece por que as habilidades e experiências perceptivas das crianças ainda são limitadas e grandemente influenciadas pela percepção dos adultos ao redor, principalmente aqueles que cuidam e ficam a maior parte do tempo com eles.

Quais os efeitos da SAP nas crianças e adolescentes?

A Síndrome de Alienação Parental é uma forma de abuso psicológico onde a criança vai aos poucos reprimindo sua afeição por um dos pais, podendo chegar a  odiá-lo e rejeitá-lo. Pode se sentir na obrigação de ficar a favor de um e contra o outro, o que prejudica o desenvolvimento harmonioso e seu bem estar emocional. Isso pode gerar um grande sentimento de culpa quando, na fase adulta, o indivíduo constatar que foi cúmplice de uma grande injustiça.

A SAP pode gerar inúmeros conflitos emocionais em suas vítimas, transtornos de identidade e de imagem, sentimentos de culpa, comportamentos hostis, isolamento, dupla personalidade e até suicídio. 

O que fazer ao identificar a SAP?

Identificada a Síndrome de Alienação Parental, a pessoa envolvida deve procurar um profissional da saúde mental para uma detalhada avaliação e intervenção terapêutica familiar. O terapeuta deve avaliar não só os filhos como ambos os pais separadamente e caso a situação esteja num estágio grave, deve informar a justiça para impedir que os danos causados pela síndrome sejam de grande intensidade.

Qual o papel dos pais no desenvolvimento saudável dos filhos?

A presença e o convívio de pai e mãe são indispensáveis para que o crescimento físico-psíquico sadio tanto da criança, quanto do adolescente.  A participação de ambos os genitores é fundamental para o desenvolvimento da identificação sexual e social deste indivíduo. A SAP deve ser considerada uma violação direta e intencional de uma das obrigações mais fundamentais do pai e da mãe, que é promover e estimular uma relação positiva e harmoniosa entre a criança e seu outro genitor.

Bibliografia Sapatos Rastejando apricot Pantau Girafa Sapatos eu De De Sapatos Bebê Infantis Com Puschen Dunkelbraun Couro Walker

Gardner R.A. (1985) Recent trends in divorce and custody litigation. The Academy Forum, 29(2):3-7

Silva, E.L./ Resende,M., Motta,M.A.P., Carneiro, T.F.; Valente, M.L.C.S.;Simão, R.B.C., Dias, M.B.;Souza, R.P.R. (2008) Síndrome da alienação parental e a tirania do guardião: aspectos psicológicos, sociais e jurídicos/ organizado pela Associação de pais e mães separados- Equilíbrio. Porto Alegre.

Podevyn, F. (2001)Síndrome da Alienação Parental. Tradução para o português: Apase: Associação de Pais e Mães Separados. Consultado em 1 de fevereiro de 2010 em  http//:www.apase.org.br.

2010-03-12 00:00:00

Informe seu e-mail e receba nossos boletins

*Nunca usaremos suas informações para envio de spam

De Com Puschen De Infantis Couro Walker Rastejando Sapatos Sapatos eu Girafa Dunkelbraun Sapatos Pantau apricot Bebê